Cursos
close

Calendário de 2021

Cursos Gravados expand_more
Cursos realizados expand_more

Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos e Negociação com Fornecedores


Curso online

Público alvo

Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Objetivo

• Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
• Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.
• Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
• Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
• Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Professor(a)

Paulo Rago

Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema "Logística" em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.

O Programa

1.          IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA. 

·            Área de compras e as demais áreas 

·            Áreas de conflito com compras 

·            Fornecedor e cliente interno – 

·         Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain. 

·            Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa. 

·            Profissional de Compras – Competências e Formação. 

2.          TIPOS DE COMPRAS 

·            Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços 

·            Impactos na cadeia produtiva 

 

3.          COMPRAS DE SERVIÇOS 

·            Definição de serviços. 

·            Características das compras de serviços 

·            Avaliação e validação da solicitação 

·            Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços 

·            Compras pontuais e compras seriadas 

·            Cláusulas de coberturas das solicitações 

·            Informações essenciais – informações técnicas dos serviços 

·            Montagem de licitação de compras de serviços 

·            Cadastros necessários 

·            Controles fundamentais. 

·            Contratos de prestação de serviços 

 

4.          COMPRAS PELA INTERNET 

·            Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras 

·            Conceito e-procurement 

·            Conceito Strategic sourcing 

·            Leilão de compras 

·            Leilão reverso 

·            Vantagens e desvantagens. 

 

5.          DOCUMENTOS DE COMPRAS 

·            Requisição de compras 

·            Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados) 

·            Notas Fiscais 

·            Planilhas de custos 

·            Controles 

·            Certificados 

·            Desenhos Técnicos 

·            Especificações técnicas. 

 

6.          PLANEJAMENTO E COMPRAS 

·            Importância da área de planejamento na gestão de compras 

·            Forecast de compras 

·            Follow up de compras. 

·            Principais impactos fiscais e financeiros nas compras 

 

7.          PROPOSTAS – COTAÇÕES 

·            Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens) 

·            Prazos de pagamento 

·            Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor 

·            Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras). 

 

8.          DESENVOLVIMENTO e NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDOR 

·            Requisitos fundamentais 

·            Gerenciamento do processo 

·            Negociação com fornecedores – como fazer 

·            Auditoria técnica nos fornecedores 

·            Avaliação do fornecedor 

·            Premiação do fornecedor. 

 

9.          OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE 

·            Montagem de objetivos 

·            Índices de Performance aplicados à serviços contratados. 

 

 

 

Metodologia: Curso realizado por videoconferência através do APLICATIVO ZOOM que permite a interação entre os participantes do curso e o palestrante em tempo real.

Para participar do curso é necessário acesso à internet estável e um dispositivo conectado (computador, tablet ou celular).

Somente o participante inscrito tem acesso à plataforma uma vez que a inscrição é pessoal e intransferível. Não será permitido a participação conjunta de pessoas, salvo se todos forem pagantes.


Tira dúvidas: o aluno pode enviar dúvidas pertinentes ao tema ministrado, por e mail até 30 dias corridos após a participação . 


Material didático e Certificado: serão enviados por e-mail.

O Aluno deverá assistir no mínimo 75% da aula, para receber o certificado.                                                                                                                                                                                                                    

 Login e Senha de acesso: serão enviados por e-mail até um (1) anterior ao evento.

O uso do login e da senha é individual e intransferível. É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.

Carga Horária: 8 horas

 

Investimento: R$ 420,00 , por participante

Desconto de 10% para dois ou mais inscritos.

 


branca@treinario.com.br

wpp 21 98590-6179

Mais Cursos

www.treinario.com.br