Cursos
close

Calendário de 2021

Cursos Gravados expand_more
Cursos realizados expand_more

Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos e Negociação com Fornecedores 


Curso online

Público alvo

Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Objetivo

Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.

Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.

Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.

Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.

Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Professor(a)

Paulo Rago

Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema

O Programa

IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA.  

 

Área de compras e as demais áreas  

 

Áreas de conflito com compras  

 

Fornecedor e cliente interno –  

 

Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.  

 

Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.  

 

Profissional de Compras – Competências e Formação.  

 

TIPOS DE COMPRAS  

 

Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços  

 

Impactos na cadeia produtiva  

 

 

COMPRAS DE SERVIÇOS  

 

Definição de serviços.  

 

Características das compras de serviços  

 

Avaliação e validação da solicitação  

 

Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços  

 

Compras pontuais e compras seriadas  

 

Cláusulas de coberturas das solicitações  

 

Informações essenciais – informações técnicas dos serviços  

 

Montagem de licitação de compras de serviços  

 

Cadastros necessários  

 

Controles fundamentais.  

 

Contratos de prestação de serviços  

 

 

COMPRAS PELA INTERNET  

 

Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras  

 

Conceito e-procurement  

 

Conceito Strategic sourcing  

 

Leilão de compras  

 

Leilão reverso  

 

Vantagens e desvantagens.  

 

 

DOCUMENTOS DE COMPRAS  

 

Requisição de compras  

 

Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)  

 

Notas Fiscais  

 

Planilhas de custos  

 

Controles  

 

Certificados  

 

Desenhos Técnicos  

 

Especificações técnicas.  

 

 

PLANEJAMENTO E COMPRAS  

 

Importância da área de planejamento na gestão de compras  

 

Forecast de compras  

 

Follow up de compras.  

 

Principais impactos fiscais e financeiros nas compras  

 

 

PROPOSTAS – COTAÇÕES  

 

Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)  

 

Prazos de pagamento  

 

Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor  

 

Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).  

 

 

DESENVOLVIMENTO e NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDOR  

 

Requisitos fundamentais  

 

Gerenciamento do processo  

 

Negociação com fornecedores – como fazer  

 

Auditoria técnica nos fornecedores  

 

Avaliação do fornecedor  

 

Premiação do fornecedor.  

 

 

OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE  

 

Montagem de objetivos  

 

Índices de Performance aplicados à serviços contratados. 

 

 

Metodologia: Curso realizado por videoconferência através do APLICATIVO ZOOM que permite a interação entre os participantes do curso e o palestrante em tempo real.

Para participar do curso é necessário acesso à internet estável e um dispositivo conectado (computador, tablet ou celular).


Tira dúvidas: o aluno pode enviar dúvidas pertinentes ao tema ministrado por e mail, até 30 dias corridos após a participação . 


Material didático e Certificado: serão enviados por e-mail.

O Aluno deverá assistir no mínimo 75% da aula, para receber o certificado.                                                                                                                                                                                                                    

Login e Senha de acesso: serão enviados por e-mail até um (1) posterior a aquisição.

O uso do login e da senha é individual e intransferível. Somente o participante inscrito terá acesso à plataforma uma vez que a inscrição é pessoal e intransferível.

Não será permitido a participação conjunta de pessoas, salvo se todos forem pagantes.

É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.


Carga Horária: 08 hs 


14:00 às 18:00- (Horário de Brasília)

 

Investimento: R$ 440,00 , por participante

 

Acima de 10 participantes, ministramos esse curso In Company (Online)

Solicite a ficha de inscrição

branca@treinario.com.br

wpp 21 98590-6179